Esta é uma versão antiga do site do Sinjus. Clique aqui para acessar o site novo.
 
Untitled Document
25/02/2015 - 17:00
Roda de conversa: discutindo o Saber do Trabalhador

A roda de conversa é uma metodologia de trabalho em grupo, onde o encontro entre pessoas se baseia em uma relação dialógica (sem hierarquia e autoridade), mas baseado na relação eu-tu-nós. Não há a figura do mestre, “sujeito suposto saber”, aquele que repete um discurso. Nossa proposta é a interatividade de pensamentos, criar várias sinapses, pensar sobre o significante trabalho. E “nós”, tanto pode significar um conjunto de pessoas, quanto os “nós” que não desatam, simbologia de problemas envolvendo o trabalho e o relacionamento interpessoal, afinal, tem dias que tudo dá um “nó” em nós. 

A definição técnica de roda de conversa é: “um método de discussão que possibilita aprofundar o diálogo com a participação democrática, a partir da riqueza que cada pessoa possui sobre o assunto”. Na Roda cada integrante deve ter a oportunidade de falar ou expressar o que pensa. O método é semelhante às reuniões de grupo, com um moderador para facilitar a participação das pessoas. O diferencial do método é a disposição do grupo em forma de círculo, e o foco em um tema. No final da Roda de Conversa pode-se definir ações, a partir das ideias de consenso.” (http://conselho.saude.gov.br). Por tudo isso, o SINJUS-MG convida para participar deste encontro mensal, na sede do sindicato para se conversar sobre o trabalho. 

Como se faz? O que pode ser feito? O que motiva? O que desmotiva?  O que adoece? Gerar ideias para uma melhor dinâmica do trabalho e um ambiente saudável, que não provoque o adoecer do trabalhador. Após muitos anos realizando a mesma atividade no trabalho, geralmente agimos quase que mecanicamente, sem refletir, em conflitos relacionados ao trabalho. “É mais fácil se calar para evitar atritos”. Mas estes mecanismos de defesa individuais para enfrentar situações de estresse e conflitos inerentes ao trabalho causam um mal estar que deve ser verbalizado, simbolizado, por isso, nossa proposta é uma roda de conversa para uma discussão sobre como o trabalho esta sendo feito, o impacto das mudanças tecnológicas, como por exemplo, o processo eletrônico. Para que os servidores construam uma roda de conversa, para entenderem, a partir de sua própria fala e da escuta dos colegas, a dinâmica de trabalho na qual estão inseridos, relatando fatos, comparando as diferenças do serviço público no passado e nos dias atuais, discutir tendências, possibilidades, em uma conversa informal, a ser realizada no dia 25 de Março, às 10 horas da manhã e às 14 horas no período da tarde. 

Assim, juntos, falando, ouvindo, dialogando, pensando, podemos futuramente propor alternativas para que o saber de quem executa o trabalho possa contribuir para uma melhora no ambiente de trabalho. 

Saúde da Mulher 

A saúde da mulher vai ser o tema no dia 4 de março, a partir das 15h, do 25º SINJUS Debate. Compareça! É mais uma ação em prol da saúde da servidora! Saiba mais aqui.

 

*Arthur Lobato é psicólogo


Redes Sociais


     
EXPRESSÃO SINJUS
Clique e leia o Jornal Expressão SINJUS (Arquivo em PDF)
 
 
REIVINDICAÇÕES
Veja o que consta na Pauta de Reivindicações 2016 do SINJUS-MG
   
 
 
  ESPAÇO DO FILIADO
  Clique aqui para acessar seus dados cadastrais, despesas de saúde e andamentos de ações judiciais
   

Qual luta o SINJUS deve priorizar em 2017?
Redução da jornada de trabalho;
Auxílios para os servidores;
Plano de Carreiras;
Data-Base
 

 
   


Av. João Pinheiro, nº 39 - sobreloja - CEP - 30130-180 - Centro - Belo Horizonte - MG - Tel. 31-3213-5247.
| 1989 - 2016 | .:. SINJUS-MG TODOS OS DIREITOS RESERVADOS